domingo, 29 de julho de 2018

O Eclesiastes é Oposto à Pós-Modernidade

  No comments    
categories: , , , ,


Se você já o leu, há de convir comigo: o livro de Eclesiastes está repleto de pérolas preciosas de sabedoria pra gente refletir e pôr em prática, pérolas que foram escritas habilmente pelas penas de um rei há três longos e confiáveis milênios. Mas, cá prá nós, elas podem facilmente deixar o homem moderno confuso e um tanto relutante. E digo porque, como leitora do livro, ainda me pego tentando desvendar o que exatamente o rei e sábio filho de Davi queria dizer com aquelas palavras. Dentre os conselhos? Aí vai, então, uma pequena lista deles.

Prontos?

Conselho nº 1. Não é verdadeiramente proveitoso possuir um saldo bancário gordo, uma vida longínqua e cem filhos, se você não souber usufruir disso tudo.

Pois é, segundo o sábio Salomão, saber usufruir de um bom salário e de uma longa vida aqui é, de fato, um dom de Deus. Não é pra qualquer um. E se você não o receber dEle, de nada valerá todas as outras conquistas nessa terra debaixo do sol {Ec. 6:1-6}; No fim das contas, o homem moderno já não poderá se vangloriar de seus feitos como grande criador; pois longe do Criador-mor das coisas, seus trabalhos poderão ser considerados apenas como um grande montão de cinzas incapazes de fazê-lo feliz.

Conselho nº 2. O fim das coisas é melhor que o começo delas.

Salomão ousa, aqui. A lógica humana, mas principalmente a da sociedade atual, glorifica apenas o começo. O nascimento de um bebê é comemorado com festas, a inauguração de uma nova loja recebe chuvas de parabéns e o dia da festa de casamento mais parece um sonho.
Mas nos versos que se seguem ele continua nos expondo: o tolo prefere a casa onde há festa, ao passo que só o sábio quer estar na casa onde há luto.

E adianta: onde há luto, os vivos se dão conta de que vão morrer e, assim, têm chances de mudar de conduta enquanto há tempo. Lá vem mais conselhos.

Conselho nº 3. ''Pelo menos uma coisa boa há em tudo isso: vale a pena o homem comer e beber, aceitar o seu lugar na vida e aproveitar tudo o que conseguir com o seu trabalho debaixo do sol''. {Ec 5:18}

O que me chama a atenção aqui é precisamente o ''aceitar o seu lugar na vida''. E que lugar é esse?
Bem, cada um de nós deve descobri-lo, eu creio. E não almejar tantas riquezas porque, segundo o sábio, isso é correr atrás do vento! No entanto, o discurso mais repetido pelos coachs de carreira ainda hoje é: corra, faça, aja, ganhe e tenha, por isso, talvez, Salomão, um velho de três mil anos, ainda revolucionasse em 2018.

Conselho nº 4. E aqui vai mais um de seus conselhos: não se esforce muito para ser bom ou sábio demais!

Bem, isso parece contraditório vindo de um sábio, mas ao mesmo tempo, pare e pense: quem teria mais autoridade que ele para refutá-lo? 😂 Ele também adverte: não seja muito mau ou tolo. Isso te faria morrer antes da hora.


Conselho nº 5. Pra finalizar a lista dos segredos milenares para uma vida equilibrada, Salomão dá um conselho que considero o mais impactante para mim. ''Veja como Deus faz as coisas e procure se adaptar a elas. Não adianta lutar contra as leis da natureza''. {Ec. 7:13}

Essa é a tradução da Nova Bíblia Viva, e considero bastante forte e eficaz. Veja bem, pra que lutar contra a natureza? Aceite como Deus fez as coisas que fez e se adapte. Seja flexível à vontade dEle e não queira moldá-la a seu bel-prazer. Afinal, quem é a criatura para lutar com o Criador?

Esses são segredinhos que contribuem para a felicidade e sanidade mental dos ouvintes pós-modernos. E nem são tão segredinhos assim.

No mais, encerro por hoje os conselhos do bom e velho sábio Salomão. Se eu fosse você, não trocaria elas por livro de auto-ajuda nenhum. Esse mundão está aí, contraditório e triste, e parece querer, a todo custo, te mostrar que essas palavras continuam bem vivas ainda hoje. :)

Fiquem firmes e na paz de Cristo!

Com amor,
Camilla de Brito.



0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são mega-super-hiper-ultra bem-vindos,
então fique à vontade para utilizar o teclado. Lembre de se identificar =*