sábado, 13 de abril de 2019

Uma dança num Salmo

  1 comment    


Talvez, cada uma das nossas aflições, cada dor chorada e lamentada exatamente como deve ser produza um salmo no livro da nossa história. Como as aflições de Davi outrora produziram... Cada lamento, uma canção.

E se quisermos canções bonitas, quanto mais tristes, mais belas soarão. Não que a alegria não produza seus frutos de beleza. Não é isso.

Mas é que a dor consegue-o fazer com o mesmo talento, e até melhor... É difícil entender os desígnios de Quem criou essa Dança.

E quando o choro se faz necessário para escrever as palavras, se bem chorado, muito mais se encaixa cada frase em seus parágrafos. Cada golpe, mais uma estrofe; cada dor, um novo acorde. A cada dúvida, um novo tom.

E assim segue a Dança, uma dança que se faz só e não acompanhado. Uma dança num salmo.

Não queríamos, mas o sofrimento nos desperta e dá uma nova sensibilidade ao caráter. Isso não consigo perscrutar, mas é a mais pura verdade.

Só o sofrimento aprofunda os sulcos da alma e a prepara para uma nova plantação.

E a grande surpresa é que não sabemos de que se trata a semente plantada. Só sabemos que é boa; e isso basta para a querermos colher.

Porque somente o sofrimento nos faz lembrar de uma verdade nua e (parece!) banida: não estamos completos.

Não Somos sozinhos. Não podemos.

Nossa alma ainda clama por algo. Que, às vezes, sabemos, e tantas outras não.

De certa forma, o sofrimento nos aproxima de Deus. E pode ter sido isso o que quis dizer o sábio quando proferiu a seguinte frase: ''É melhor ir a casa onde há luto, do que na casa onde há festa''.












Um comentário:

Seus comentários são mega-super-hiper-ultra bem-vindos,
então fique à vontade para utilizar o teclado. Lembre de se identificar =*