quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Bloquear whatsapp é fácil. Bloqueie seu MEDO!

  No comments    
categories: , , ,




Enquanto a ansiedade te força a dar os passos mais mal-dados que se poderia imaginar, o medo, ah o medo... ele te paralisa. E você deve saber disso.

Não restam valentes heróis, bravos cavalheiros ou personalidade mítica alguma se ousarmos anular a característica quase intrínseca de suas histórias e aventuras. 
Ninguém, nunca, admirou um covarde.

O medo é como um bloqueador instantâneo. É como a prisão que detinha Edmond Dantes, o famoso Conde de Monte Cristo, numa cela frígida, suja e enlouquecedora. E não é para menos, senhores. Temer é estar com os guardas da porta frágeis demais para defender o castelo. É não creditar a nada ou ninguém sua fiel segurança. É ser pego desprevenido, de surpresa. Sentir-se assaltado. 

A Psiquiatria estipula que existam aproximadamente 300 tipos de transtornos mentais e, para cada um, um nome diferente. Existem pessoas com medo de comida, você sabia? Elas são chamadas de ''ortoréxicas''. E por que a surpresa nisso?

Somos humanosE de médico e louco, como dizem, todos nós temos um pouco. =) 

Esses medos excessivos podem se tratar de traumas não cuidados. É necessário que se tenha conhecimento desses traumas/fobias e se entenda - de uma vez por todas - que o medo obsessivo é alimentado principalmente de algo que você realmente e com todas as suas forças não quer que aconteça. Nada mais que isso.

Existe uma máxima que diz que você atrai tudo aquilo o que teme. Em alguns casos, ele atrai os pensamentos e geram as emoções que te fazem acreditar que o que você temia, já aconteceu. Isso traz confusão e mais medo.

E é aí onde entra o tratamento: ter consciência de que o problema todo é que você teme. Morre de medo. 
Uma vez ouvi um caso de um rapaz que temia pavorosamente ser como o pai, e de tanto temer, aquilo virou uma obsessão que o fazia achar-se cada dia mais parecido com seu genitor. Parece absurdo, mas se você alimenta esse medo, e dá a ele a outorga de ser o foco central da vida, essas coisas tendem, necessariamente, a acontecer.

Quando conseguir desestimular o medo, através dessa auto-consciência, gradativamente vai ver as coisas com outros olhos e aceitar que o fato de temer e pensar que algo de ruim aconteceu não significa que de fato foi realizado. Vai ver como tudo deixa de ser preto e branco, e volta a ser colorido.

Cuide de suas emoções, elas cuidarão de você. 


Falando sobre a Bíblia (sim, eu não vou conseguir terminar um post sem falar dela rs rs), amo radicalmente esses dois textos a seguir: 


1 João 4



2 Timóteo 1

                            



Cá para nós, existem mesmo experiências, acontecimentos que se pudéssemos nos avisar de que iríamos vivenciá-las, voltando ao passado, não pensaríamos duas vezes. Não estamos imunes a umas catástrofes-alto-nível, por mais que queiramos. Mas esses momentos de insegurança são passageiros, sabe. Os dias mais ruins me ensinaram que os bons estavam por vir.
Fique certo disso. Esperanças... por mais que elas desmaiem, não as deixe morrer.


Um abraço de fé, amor e coragem, 

Camilla Brito.


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são mega-super-hiper-ultra bem-vindos,
então fique à vontade para utilizar o teclado. Lembre de se identificar =*