quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Relacionamentos: Valem ou não a pena?

  No comments    
categories: , ,




Do nada, me pego pensando nas relações humanas. Complexas, irregulares, bem mais difíceis de se resolver do que aquelas equações de 3º grau que a gente reclamava tanto, e no final, sempre tínhamos uma resposta exata.
No caso de nossas relações, essas respostas são bem mais abstratas e escorregadias. Difíceis de encarar, da ótica humana. 

Será que realmente vale a pena investir na construção de relacionamentos? De se dar o direito de assumir riscos, ser decepcionado, esquecido, traído... 
Sinceramente, quem ainda não foi decepcionado que atire a primeira pedra e desconsidere esse texto, parando de lê-lo aqui. Esse post não é pra você.
Mas se o mundo já girou pra você e, numa dessas voltas, teve de se deparar com as complexidades e debilidades dos laços pessoais, calma. 

Nesses casos é comum pensar que seus futuros relacionamentos, quer sejam eles amorosos, entre amigos ou familiares estará fadado a um provável término doloroso. 
Isso acontece quando deixamos que a dor, as lembranças e o medo nos reconduzam...

Mas tudo volta a ter tanto sentido quando nos descobrimos capazes de amar, de doar-nos mais do que deveríamos, de arriscar um tombo como crianças na bicicleta motivadas pela vontade de aprender.

O bom perdedor é aquele que não esmorece frente às derrotas dos conflitos, e encara mais uma batalha como quem tenta pela primeira vez.
Saber ser um bom perdedor te dá forças para tentar mais uma vez, e outra, e outras...

Falando assim, parece mesmo uma poesia romântica linda, mas impraticável, não é?
Bem, e é mesmo. Com nossas próprias forças sinto impossível.
Mas sabe quando a criatura, feita por um Criador, torna a canalizar o abastecimento de suas emoções nEle mesmo? Chega a ser engraçado o quanto de amor poderemos doar, assim. 

Vai ver o quanto se relacionar com os outros tem tanto a ensinar em nossa comunhão com quem nos fez. Vai ver que nas imperfeições de quem somos e de nossas emoções quebradas, o amor é o vínculo que retoca a moldura desse quadro com a perfeição. O amor que caminha de mãos dadas à tolerância, abraçado à compreensão, ao lado da paciência e da esperança.

Sozinhos não conseguiremos, é verdade. Mas já imaginou se tentarmos acompanhados de quem nos fez? É possível que haja uma ponte de luz segura entre nós e muitíssimos outros relacionamentos que estão por vir.



0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são mega-super-hiper-ultra bem-vindos,
então fique à vontade para utilizar o teclado. Lembre de se identificar =*